Feliz dia da Mãe!!!!

Hoje é o primeiro domingo de Maio, dia da mãe, e trago uma receita especialmente dedicada à minha Mami! Esta receita ela costumava fazer quando eu era pequena, por isso decidi partilhar convosco neste dia tão especial.

Quando era mais nova, o xarope de groselha era uma bebida que estava sempre na mesa, tanto na minha como na das minhas amigas. Hoje em dia parece que esta bebida tão prática e deliciosa está um pouco esquecida entre os milhões de refrigerantes e a imensa variedade de sumos. Parece que os jovens não bebem tanta groselha como nós bebianos antigamente. Era groselha com leite, com gasosa, congelada em copos de iogurte, com gelo triturado, nas frutas… há uma imensa variedade de formas de ser consumida.

Minha mãe adora groselha com leite, mas eu sinceramente não gosto tanto, prefiro o refresco clássico com água e gelo 😛 .  Vamos à receita então?

???????????????????????????????

Ingredientes

  • 300 g de requeijão
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata (de leite condensado) de leite
  • 2 ovos
  • 1 c/sopa de Maizena

Cobertura de groselha

  • 1 copo de xarope de groselha
  • 1 copo de água
  • 2 c/sopa de Maizena

Preparo

Separar as claras das gemas e bater as claras em neve. No liquidificador adicionar o requeijão, o leite condensado e metade da lata de leite. Na outra metade de leite dissolver as gemas e a Maizena e adicionar ao liquidificador. Bater bem e quando estiver um líquido homogêneo despejar para uma vasilha e acrescentar com cuidado as claras em neve. Assar a 180º por 20 min, ou até começar a ficar ligeiramente dourado por cima. Eu utilizei uma travessa de vidro, mas podem também fazer numa forma redonda de fundo removível ou em taças individuais, o importante aqui é estar bem untada com margarina e farinha. Deixar arrefecer e adicionar a calda por cima.

Para a calda colocar o xarope de groselha, a água e a Maizena numa panela e levar ao fogo médio até engrossar. Deixar arrefecer um pouco e verter para cima do doce.

???????????????????????????????

Pode-se comer logo, mas aconselho a deixar umas horas na geladeira para esfriar.

Espero que tenham um dia maravilhoso ao lado da vossa mãe, mas se não conseguirem (o meu caso) telefonem ou chamem pelo skype. Um pequeno gesto faz toda a diferença ^^.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Dani

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here