Pudim

2
Pudim
Pudim

Bom dia!

Receita nova aqui no blog! Hoje é uma receita muito simples mas que tem alguns truques: Pudim de leite condensado! Venha conferir 😉.

Amo pudim, mas nunca fazia porque pensava que era super complicado. Achava que era muito dificil e demorava muito tempo no forno. Esta última até é verdade, demora um pouquinho 😋.

Hoje sendo dia do pai, achei uma ótima ideia fazer um doce para comemorar. Apesar de não conseguir ver o meu pai hoje (covid, lockdown, pandemia…), com certeza comi a parte do pudim destinada para ele.

Vamos então à receita:

Pudim

Pudim

Ingredientes:

  • 160g de açúcar (caramelo)
  • 1 Lata de leite condensado
  • 1 medida da lata do leite condensado de leite
  • 4 ovos
  • 1 c/sopa de maisena

extras:

  • folha de alumínio para cobrir
  • forma 22cm com buraco
  • forma maior para o banho maria
  • vinagre

Preparo:

A primeira coisa a fazer é o caramelo, para isso colocar o açúcar em uma panela e levar ao lume até todo o açúcar estar derretido e com uma cor de caramelo bem claro. Para o açúcar não queimar é necessário mexer durante todo o processo.

ATENÇÃO! O açúcar chega a temperaturas muito elevadas e deve ser manuseado com precaução para que não ocorram queimaduras graves. Usem sempre as luvas de cozinha.

Quando todo o açúcar estiver derretido, passar o caramelo para a forma de 22cm e com a ajuda da colher espalhar pelo fundo, laterais e centro. O caramelo irá começar a solidificar, mas não se preocupem que quando for ao forno irá derreter novamente. Deixar arrefecer bem antes de juntar o pudim.

Com o caramelo pronto está na hora de ligar o forno e preparar o banho-maria. Na forma maior colocar cerca de 2 dedos da sua altura com água e umas gotas de vinagre. O vinagre irá evitar o escurecimento da forma de alumínio. Este passo é importante para não manchar nem estragar a forma. Colocar a forma com água e vinagre no forno e ligar a 180ºC. Fica um cheiro estranho mas prometo que não irá passar para o pudim.

Por fim fazer o pudim: no liquidificador juntar o leite condensado com os ovos. A parte, diluir a maisena em metade do leite, completar com a outra metade e juntar ao liquidificador. Bater tudo até estar bem homogéneo e derramar para a forma com o caramelo. Cobrir a parte superior com papel alumínio e levar ao forno com o banho-maria previamente aquecido nos 180ºC, assar por 1h30min.

Muito importante: Quando retirar o pudim do forno esperar no mínimo 2h em temperatura ambiente antes de desenformar ou então o pudim irá se desfazer. Depois desse tempo de espera, desenformar será muito fácil uma vez que o caramelo a sua volta fica líquido permitindo que não grude nas laterais.

Espero que experimentem fazer esta receita e sigam todas as minhas dicas para que o pudim fique perfeito!

Vejam outras receitas doces aqui!

Um ótimo dia do pai para todos os Papis!

Dani

2 Comentários

  1. 2ª vez que tento fazer pudim e graças a essa receita maravilhosa deu certo, curou meu trauma de pudim (rs). Ao invés de liquidificador usei mixer, o que não interferiu em nada no resultado. Receita ótima, pudim ficou gostoso, bonito e não ficou enjoativo.

Comentar

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui