Banana Bread s/ Açúcar

0
Banana Bread
Banana Bread

Bom dia!

Quem também tem bananas já a passar do ponto em casa? Vamos reaproveitar e fazer um Banana Bread – Pão de Banana.

Nós aqui em casa compramos muitas bananas, consumimos muitas bananas também, mas as vezes não damos conta de comer todas antes de ficarem demasiado maduras.

Banana Bread

Este tipo de pão/bolo é muito famoso nos Estados Unidos, tão famoso que existe o dia do Banana Bread, acreditam? É no dia 23 de Fevereiro!

Acredita-se que esta receita se popularizou muito durante a Grande Depressão porque era uma forma de não utilizar as bananas que estavam demasiado maduras. As bananas eram um bem caro e desperdiçar não era opção.

Além disso, a introdução do fermento químico e do bicarbonato de sódio no mercado na década de 1930, facilitou ainda mais a fama do Banana Bread.

Esta é uma receita tão antiga, tão famosa e tão fácil que existem diversas variações: simples, com chocolate, com frutas, com frutos secos, sementes, etc.. A que eu trago hoje aqui é uma receita simples e sem açúcar. As bananas maduras já oferecem bastante açúcar para a formula e nesta receita não vejo a necessidade de acrescentar mais.

Banana Bread
Banana Bread

Banana Bread s/ Açúcar

Ingredientes

  • 4 bananas muito maduras
  • 2 ovos
  • 1/4 chávena de óleo
  • 1 c/sopa de canela em pó
  • 1 chávena de flocos de aveia
  • 1 e 1/2 chávena de farinha de trigo
  • 1 c/café de sal
  • 1 c/sopa de fermento químico
  • Frutos secos a gosto

Preparo

Em uma vasilha, amassar bem as bananas com um garfo e acrescentar os ovos e o óleo. Misturar até estiver tudo incorporado e começar a adicionar a parte seca. Junte a canela, a aveia, a farinha, o sal e o fermento e misture bem, com o garfo mesmo. O objectivo é envolver todos os ingredientes até estar uma massa homogénea sem bater muito, isto vai deixar o seu Banana Bread bem húmido e saboroso. Por fim acrescente os frutos secos, pode acrescentar na massa ou apenas por cima para decorar.

Colocar para assar em uma forma rectangular de pão untada com óleo e farinha (ou forrada com papel manteiga – mais fácil), a 180ºC por 50 minutos ou até o palito sair seco.

Eu como não tenho uma forma grande, dividi a massa em duas formas menores, mas o resultado foi o mesmo.

O resultado fica incrível, muito saboroso e muito macio. Se não gostarem de frutos secos experimentem colocar pepitas de chocolate, ou mesmo colheradas de Nutella na massa.

Dica: no dia seguinte coloquem algumas fatias na torradeira e comam com manteiga. De Nada!

Banana Bread

Querem outras dicas de receitas para usar as bananas ? Vejam estas receitas: Bolo de Banana, Pavê de Banana e Panqueca de Aveia.

Dani

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here