Boa tarde,

Acabei de fazer para o lanche umas bolachinhas tipicas aqui de Cascais, elas ficam prontas em 20 minutos. Querem saber mais? 😀

As Areias de Cascais são umas bolachinhas amanteigadas originárias da Vila de Cascais em Portugal. São bolachas que fazem me lembrar da escola primaria, onde uma festa fizemos estas delicias para presentear os pais mas foram esquecidas no forno. O resultado final foram então Areias Torradas e uma professora disse a seguinte frase para convencer as crianças a comerem: “As queimadinhas são as mais gostosas”. Até hoje minha mãe relembra esse episódio quando alguma coisa queima na cozinha.

Areias

As Areias devem ficar cozidas mas bem branquinhas, é assim que ficam com a textura ideal. Por fora são cobertas por uma fina camada de uma mistura de açúcar em pó e canela.

Areias

Ingredientes

  • 75g de açúcar
  • 200g de farinha
  • 125g de margarina
  • Raspas de ½ limão
  • Açúcar em pó e canela para polvilhar

Preparo

No processador  juntar o açúcar com a farinha e acrescentar as raspas de limão. Por último adicionar a margarina fria aos cubos e deixar misturar muito bem até começar a formar pequenos grumosinhos.

Passar a massa (que neste momento parece uma farinha grossa) para a bancada e amassar com as mãos. Fazer pequenas bolinhas e colocar num tabuleiro com papel vegetal. Assar por 15 minutos a 180ºC.

Misturar cerca de meia xícara de açúcar com uma colher de chá de canela. Quando as Areias estiverem arrefecidas colocar numa caixa de plástico fechada juntamente com a mistura de açúcar e canela e agitar.

Areias

Originalmente as Areias de Cascais levam na sua receita manteiga, mas eu na minha utilizo margarina.

Uma excelente receita para o chá da tarde 😀 .

Dani

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here