Bom dia!

Já a algum tempo ando a pensar nesta receita, então decidi colocar mãos à massa agora que tenho tangerinas infinitas em casa. Este Tiramisù está longe de ser o clássico, o sumo de laranja misturado com as ameixas torna esta sobremesa algo sem igual.

Este doce foi feito por uma das minhas amigas de Erasmus, quando estávamos em Milão. Quem já foi de intercâmbio sabe que as refeições em grupo são uma coisa muito frequente. É um momento de conversa, partilha e contacto. É nesses momentos que passamos a conhecer melhor as pessoas com quem estamos a vivenciar a experiência e a cultura que cada um trás na sua mochila.

Normalmente era ao domingo a tarde que nos reuníamos na cozinha comum da residência, para conversar, beber chá e comer um docinho. Decidimos que cada semana seria uma de nós a preparar alguma coisa, tarefa nada fácil, uma vez que  os materiais eram escassos, e o forno não era o melhor. Mas conseguíamos nos safar bem 😛 . Fizemos delícias como bolo de cenoura, bolo floresta negra, as deliciosas panquecas austríacas (Kaiserschmarrn), bolo de frutos secos com canela da Albânia .. e os salgados, pizzas caseiras, sopa de lentilhas, tomates recheados (receita grega), pasta caseira.. entre outros. Este tiramisù foi feito na época do Natal por uma amiga alemã.

Na altura não escrevi a receita, o que me arrependo. Então tive que criar a minha receita com base do que me lembro de ver minha amiga fazer. E digo-vos, ficou delicioso!!

P2110622

Ingredientes

  • 500 ml sumo de laranja
  • 1 lata de ameixas em calda (850 g peso líquido)
  • 2 c/ sopa de Maizena
  • 250 g de queijo Mascarpone
  • 200 ml de natas
  • 50 g de açúcar
  • 300 g de bolacha champanhe
  • 400 ml de café (+/-)
  • Chocolate em pó q.b

Preparo

Juntar a calda das ameixas com o sumo de laranja (eu usei tangerinas) e separar uma pequena parte para dissolver a Maizena. Levar o restante ao lume juntamente com as ameixas descaroçadas e cortadas e quando começar a ferver juntar a mistura de Maizena. Ferver por cerca de 5-8 minutos até engrossar. Separar e deixar esfriar.

Bater as natas em chantili e juntar o Mascarpone e o açúcar, batendo devagar. Agora é só montar: molhe as bolachas no café e coloque no fundo de uma travessa, de seguida ponha uma camada do doce de ameixa e laranja e por fim o Mascarpone. Repita as camadas. Polvilhe em cima com chocolate em pó antes de servir 😉 .

P2110629

Notas: se não encontrar as ameixas em calda pode utilizar ameixas secas: ferva 400 g de ameixas secas em 400 ml de água até as ameixas ficarem moles.

Utilizei uma travessa com cerca de 30 x 20 cm e com 6 cm de altura.

P2110642

Agora que tenho a minha versão do doce, tenho que pedir a receita da minha amiga e comparar as duas 😛

Dani

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here