Bom dia!!

Hoje comecei o Domingo com espírito brasileiro! Em vez de fazer panquecas decidi fazer Tapioca com queijo.. hummm! A tapioca, também conhecida como beiju em algumas zonas do Brasil, é uma espécie de crepe feito com o fécula de mandioca, ou seja, o polvilho doce. É típico do nordeste brasileiro e pode ser recheado com praticamente tudo, seja doce ou salgado. Devido a sua versatilidade pode ser feita para o café da manhã, para o almoço, para o lanche, para o jantar ou até mesmo para a sobremesa.

A primeira vez que comi tapioca foi num Hotel em Porto de Galinhas – Pernambuco. Desde então fiquei rendida. Tive algum tempo sem contacto com a tapioca, mesmo porque naquela altura era bem pequena e não me lembrava ao certo o que era. Apenas sabia que era ótimo e que a forma de fazer era mágica: uma farinha que vira um crepe :O UAU!

Uns anos mais tarde comecei a comer tapioca na praia em São Paulo, e tive que aprender a fazer! Não poderia ser mais simples! Uma vez umedecido o polvilho este dura bastante tempo na geladeira, o que é muito prático quando queremos alguma coisinha rápida, ou quando não sabemos o que comer.

Aqui vou mostrar como fazer a massa básica, depois podem rechear com o que quiserem, desde um saudável peito de peru, até a tão apetitosa Nutella.

Ingredientes

  • Polvilho Doce
  • Água
  • Sal q.b. (não é necessário)
  • Queijo

Colocar o polvilho numa vasilha e aos poucos ir acrescentando a água. Mexer com as mãos até sentir que todo o polvilho está húmido. Se ainda estiver muito pó acrescentar um pouco mais de água, se a massa começar a virar uma pasta, então acrescentar mais polvilho. Quando todo o polvilho estiver húmido é só peneirar e a massa/farinha base está pronta!

P2070579 P2080584

Para fazer o crepe aqueça bem uma frigideira antiaderente e adicione a massa/farinha. Atenção: não untar a frigideira. Com a ajuda de uma colher espalhar por toda a frigideira e deixar que se forme a goma. Adicione o queijo e dobre ao meio.

P2080601

A tapioca é uma ótima opção para quem quer cortar no pão. A tapioca não tem gordura nem glúten, nem leva óleo na sua confecção, sendo muito utilizada em dietas.

Sejam criativos e recheiem a vossa tapioca com o que mais gostarem 😉 !

Dani

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here