Bom dia!!

O verão está quase ai e a temporada das saladas e dietas já está aberta. Para mim é muito, mas mesmo muito, difícil fazer dietas então tento apenas não comer tantas porcarias como frituras ou coisas gordurosas. Mas os dias mais ensolarados por si só pedem umas refeições mais frescas, mais lights. Por isso mesmo ontem decidi fazer uma tarte de batata doce bem cremosa (muito nutritiva) e sem açucares refinados!

A batata doce é muito utilizada na alimentação de quem faz musculação por ser rica em carboidratos complexos e com baixo índice glicémico, ou seja, a sua absorção pelo organismo é mais lenta. Por ser muito rica em fibras ajuda na digestão e dá a sensação de saciedade durante mais tempo. A batata doce é considerada antioxidante e anti-inflamatória por ser rica em vitamina A e C, vitaminas do complexo B, polifenóis e minerais como potássio. Por fim não contem lípidos na sua composição e o seu sabor adocicado é uma perdição 😉 .

Tarte de batata doce

Tarte de batata doce

Aqui em Lisboa não se encontra facilmente doces com batata doce, estes doces são mais comuns no Algarve, onde seu consumo é mais tradicional. No Brasil isto é uma coisa comum, há doces cremosos, doces mais duros e crocantes, pudins, bolos..

Tarte de batata doce

Ingredientes

Base

  • 1 e 1/2 xicaras de farinha
  • 1/2 xicara de margarina
  • 1 c/sopa cheia de mel

Recheio

  • 550 g de batata doce cozida
  • 1 e 1/2 xicara de leite
  • 1 c/sopa de Maizena
  • 2 ovos
  • 2 c/sopa de mel
  • Canela q.b.

Preparo

Para a massa colocar no processador a farinha e a margarina fria em cubos. Quando começar a formar grumos (uma farinha mais grossa) adicionar a colher cheia de mel e continuar a triturar até ficar uma massa homogênea. Abrir a massa com as mãos e espalhar numa forma de fundo removível de 24 cm de diâmetro.

Para o recheio colocar a batata doce cozida no processador e triturar até virar puré. A parte dissolver a Maizena no leite e ir acrescentando aos poucos no processador. Por fim acrescentar os ovos, o mel e a canela. Quando estiver tudo homogeneo colocar o receio por cima da massa e levar ao forno por 45 min a 180ºC. Desligar o forno e deixar a tarte no seu interior até arrefecer.

Eu decorei com um pouco de açúcar em pó, coco ralado e algumas nozes. Mas sejam criativos e decorem ao vosso gosto e com coisas que tenham em casa.

Tarte de batata doce

Tarte de batata doce

Existem varias cores de batatas doces com cores diferentes: a branca, a amarela, a laranja e a que para mim tem a cor mais bonita, a roxa. Isto é devido a quantidade de carotenoides e antocianinas presentes. Os carotenoides dão a cor alaranjada à batata, enquanto as antocianinas dão a cor roxa.

Espero que gostem tanto desta receita quanto eu!

Dani

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here