Boa tarde!

Ontem tive o prazer de participar de mais um evento com as minhas receitas de reaproveitamento de produtos, mas desta vez foi organizado pelo núcleo de estudantes de Engenharia Alimentar do Isa, o Alimentisa! Esta é a Semana da Saúde da Associação Académica de Évora – AAUE, e os estudantes do ISA participaram ontem no Dia da Nutrição e Alimentação Saudável.

O dia foi aberto com a palestra sobre Nutrição Humana e  Leitura e Interpretação de Rótulos pela nutricionista Raquel Cruz com direito a coffee break patrocinado pelo Alentejo Natural e pela Frubis 😀 . De seguida tivemos um almoço saudável fornecido pelo núcleo que devo dizer, estava muito saboroso,  principalmente a sobremesa: cheesecake com queijo Quark e calda de frutos silvestres adocicado com Stévia e base de bolacha de aveia com gordura de coco! Maravilhoso!

Eu levei as receitas que apresentei no Workshop de Reaproveitamento Hortifrutícola Tropical no Isa, podem encontra-las aqui. A unica diferença foi que não levei as bolachas com casca de papaia mas sim estas que vos trago hoje com casca de abóbora. Foi um sucesso, no inicio as pessoas estavam desconfiadas por serem utilizadas cascas como matéria prima na confecção dos produtos, mas depois de provarem se renderam. O bolo de banana, o suco de casca de Abacaxi e estas bolachas foram os mais elogiados. Aqui deixo a receita:

Bolachas de abobora

Ingredientes

  • 400 g de açúcar
  • 250 g de margarina
  • 250 g de puré de casca abóbora cozido
  • 600 g de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
  • Canela em pó Q.B.

Preparo

Misturar o açúcar, a margarina e o puré de casca de abóbora até obter um creme leve e homogeneo. Numa vasilha a parte misture a farina com o bicarbonato de sódio e a canela em pó. Aos poucos acrescente a mistura cremosa á farinha e mexe até estar tudo encorporado. As bolachas podem ser feitas a mão, fazendo pequenas bolinhas e amassando-as com um garfo (para ficarem enfeitadas) ou utilizando um saco de pasteleiro como eu fiz. Por fim coloquei uma semente de abobora (previamente assada como mostra aqui) por cima para enfeitar. Asse a 190º por 20 minutos.

Bolachas de abobora

Bolachas de abobora

Adoro estes eventos, é uma excelente oportunidade para aprendermos algo novo e podermos mostrar um pouco daquilo que mais gostamos de fazer.

Tenham um excelente dia e não deixem de fazer estas bolachas em casa! Se não quiserem fazer com as cascas utilizem a polpa da abobora, garanto que ficam deliciosas! 😉

Dani

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here