Bom ano a todos! 😀

Espero que as festas de final de ano tenham sido esplêndidas, cheias de alegria, amor e muitos docinhos ^^. Para começar o ano em grande vou partilhar convosco uma receitas na qual tenho estado viciada. Este pão de beterraba, além de ser delicioso e super macio, é alegria pura.

Fiquei encantada no momento em que saiu do forno, e tive que partilhar esta receita com vocês. “Ah mas Daniela, fazer pão é tão dificil…” Não, esta receita é mega fácil, e sim, demora um pouco porque a massa tem que crescer, mas compensa cada segundo. Não acreditam? Façam e comprovem 😛 .

Ingredientes:

  • 100 ml de água morna
  • 1 saqueta de fermento seco para pão (4,8)
  • 15 g de margarina
  • 1 c/café de sal
  • 1 ovo
  • 1 beterraba média cozida (cerca de 100 g)
  • 300-350 g de farinha sem fermento

Preparo:

Numa vasilha adicionar a água morna, o fermento para pão, a margarina derretida, o sal e o ovo e misturar bem todos os ingredientes. Reservar por alguns minutos para hidratar o fermento. Enquanto isso, à parte, triturar a beterraba até esta virar um puré, e acrescentar à mistura.  Devido a água presente na beterraba, a receita pode levar mais ou menos farinha. Aconselho a acrescentar logo 300 g e depois passar a massa para a bancada e aos poucos ir adicionando mais farinha. Amassar bem até a massa soltar facilmente da mão mas estar bem macia e maleável.

Voltar a massa para a vasilha e deixar repousar num lugar quente por cerca de 1h ou até a massa ter duplicado de tamanho. De seguida dividir a massa em 6 bolinhas e coloca-las num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Deixar repousar mais 1h e levar ao forno em temperatura média (180º) por 10 minutos.

Opções: Antes de ir ao forno pincelem a superfície dos pãezinhos com uma gema e adicionem sementes, tipo sementes de sésamo ou outras que gostarem, dará um toque especial 😉 .

Não ficam lindos? Estou rendida a esta receita e espero que vocês também fiquem !!

Dani ❤

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here