Bom dia!

Por norma não costumo fazer muitas sobremesas diet, mas como o verão está a porta e parece que toda a gente está de dieta, decidi fazer umas pequenas modificações nesta sobremesa tipicamente portuguesa. Para quem não conhece as Farófias são as claras batidas em neve, cozidas no leite e servidas com um creme de ovos. Fica uma sobremesa muito leve, tão leve que no seculo XVIII eram chamadas de “nuvens”.

Nesta minha receita alterei o leite por leite de soja e arroz e o açúcar pela estévia. Utilizei a estévia da marca Canderel, mas podem adicionar outro tipo de adoçante em pó se desejaram. Também mudei o modo de cozedura das claras, em vez de cozê-las no leite decidi assá-las no formo.

Farófias diet

Farófias diet

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 500 mL de leite de soja
  • 2 c/chá de maisena
  • 3 c/ sopa adoçante de stévia
  • Cascas de limão
  • 1 pau de canela

Preparo

Separe as claras das gemas e bata as claras em neve, acrescentar uma colher de adoçante e bater mais um pouco. Com uma colher grande fazer as doses e colocar nos copinhos. Levar ao forno por 5-10 min a 180ºC (até dourar).
Juntar as gemas com a maisena e as restantes duas colheres de adoçante e separar. Ferver o leite com a canela e o limão e quando levantar fervura diminuir o fogo. Passar umas colheradas do leite quente para a mistura das gemas mexendo sempre para que quando acrescentadas ao leite não cozinharem. Aos poucos acrescentar a mistura de gema ao leite quente com cuidado e levantar o fogo. Mexer até engrossar (será muito rápido). Deixar arrefecer um pouco, verter o creme em cima das farofias e levar a geladeira por algumas horas. Antes de servir polvilhe com canela.

Farófias diet

Farófias diet

Este doce dá para 6 doses.

O resultado foi ótimo, e super light. Experimentem fazer em casa ;).

Dani

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here