Boa tarde!

No outro dia postei uma foto do meu Bubble Tea de chá Thai com bolinhas de café, fez muito sucesso e despertou também muita curiosidade. Mas então o que é o Bubble Tea?

A primeira vez que tive contacto com esta bebida foi em Londres quando fui visitar minha amiga Catarina. Descobrimos uma loja de Bubble Tea por acaso enquanto estávamos a andar pelas ruas da Chinatown. Eu adoro chá de todos os tipos, quente, frio, com leite, com açúcar, com mel… mas nunca tinha visto nada assim.

Bubble Tea

O Bubble Tea é uma bebida originária do Taiwan e consiste em uma bebida a base de chá em que se adiciona leite, sumo de fruta, ou ambos e é servido com perolas de tapioca. Estas bolas de tapioca são maiores que as normais e têm o nome de Boba ou Tapioca Pearls. Existem de várias cores e têm a consistência de gomas. Também existem as perolas de gelatina que são bolinhas de gelatina contendo no seu interior um xarope doce com sabores diversos.

Bubble Tea

 

Bubble Tea

Estas bolas de tapioca grandes podem ser encontradas em supermercado asiáticos com o nome de BOBA, não são muito difíceis de achar.

Eu adorei a ideia, achei muito original! Tive que tentar fazer em casa 😛  e depois de muitos videos no youtube aprendi a fazer! Utilizando produtos que encontro facilmente no supermercado é claro.

???????????????????????????????

Abaixo mostro como se faz.

Ingredientes (para 1 copo grande)

  • 1/2 xícara de sagu
  • 1/2 xícara de café forte
  • 1/2 xícara de açúcar
  • Chá preto forte
  • Leite Q.B
  • Canela, cravo, gengibre em pó e nós moscada.

Preparo

Perolas: cozinhe o sagu em uma panela com bastante água (para não gelatinizar) durante cerca de 20 minutos. As perolas devem ficar macias, mas consistentes. Retire a água e lave-as em água fria para retirar a goma. À parte junte o café frio com o açúcar de modo a dissolve-lo. Adicione as perolas de tapioca e deixe durante algum tempo para que elas possam absorver o xarope.

Chá: ferva 300 ml de água e quando levantar fervura desligue o fogo e adicione o chá preto, um pau de canela, 3 cravos e umas pitadas de gengibre em pó e nós moscada. Atenção ao colocar o gengibre e a nós moscada porque estas especiarias têm um sabor muito intenso, é para colocar só mesmo um pouquinho para dar sabor. Tape e deixe por 5 minutos. Retire as especiarias e está pronto.

Montagem: retire as perolas do xarope e adicione no fundo do copo. Acrescente o leite à gosto e por fim o chá.

Bubble Tea

Pode ser servido quente ou frio com algumas pedras de gelo. Eu não acrescento mais açúcar no fim, mas se preferirem também podem adicionar.

Nas imagens fiz mais outros dois sabores, mas vocês podem fazer com as combinações que quiserem, sejam criativos. O Bubble Tea verde é de chá verde com leite condensado e perolas de hortelã e o Bubble Tea rosa é de chá de rooibos com sumo de uva, leite condensado e perolas de groselha.

Bubble Tea

Está é uma bebida muito divertida, principalmente porque nos distraímos a mastigar as bolinhas de tapioca. Leva algum tempo, mas para uma tarde de sol na piscina acho que vale a pena 😉 .

Dani

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Obrigada por fazeres este post, Daniela! Fiquei super curiosa com a tua fotografia e este post tirou-me todas as dúvidas. Fiquei com curiosidade em fazer, mas quero fazê-lo o mais natural possível. Vou ver qual das receitas vou experimentar. ^^

    • Fico contente por teres gostado ^^ experimenta! Não precisas colocar leite nem leite condensado, podes misturar o chá com um sumo de fruta e em vez de açúcar nas bolinhas colocar adoçante ou mel. Para colorir sempre podes usar a cor das frutas como a framboesa ou os mirtilos. Eu para fazer o verde de hortelã triturei no liquidificador 1/2 xícara de água e uma mão cheia de folhas de hortelã. Ficou muito saboroso, aqui a criatividade não tem limites, quando fizeres depois partilha conosco 😀

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here