Bom Dia!!
Hoje teremos receita saudável! Esta Panqueca aveia é o meu pequeno almoço de eleição, faço praticamente todos os dias. Tenho certeza que vocês vão amar tanto quanto eu !
A Primavera esta mesmo mesmo à porta, já se sente o cheiro das flores, os dias estão mais claros e brilhantes e a temperatura já começa a subir. Agora é a época ideal para recomeçar aquelas caminhadas que ficaram em stand by devido ao frio do Inverno.
Para isso precisamos de um café da manha cheio de energia e hoje venho sugerir que experimentem esta super rápida, prática e saudável panqueca de aveia acompanhada por um batido de papaia.
Panqueca de aveia com Batido de Papaia
Ingredientes
Panqueca (individual):
- 2 c/sopa de Aveia em flocos
- 1 c/sopa de Linhaça
- 2 claras
- 1/2 banana
Batido:
- 1/2 papaia
- 1 copo de leite
- Açúcar amarelo para adoçar (opcional)
Preparo
No triturador do mixer juntar a aveia e a linhaça e triturar até ficar um pó grosso. Acrescentar as claras e a 1/2 banana e voltar a triturar até ficar cremoso e fofo. Untar uma frigideira antiaderente com um fio de óleo (ajudar a espalhar com um papel de cozinha), acrescentar e massa e manter em fogo baixo e tampada até que a panqueca cozinhe e fique dourada. Virar e deixar dourar do outro lado.
Comer ainda quente com a outra metade da banana, açúcar e canela ou mel. O topping fica à sua imaginação, junte frutas, sementes, iogurte ou aquele delicioso doce caseiro.
A linhaça, além de ajudar no sistema digestivo é muito rica em fibras e óleos Omega 3 e Omega 6. O ideal é comprar as sementes inteiras e tritura-las em casa na hora de sua utilização. Quando compramos farinha de linhaça já pronta muitas das suas propriedades já se perderam devido a oxidação dos óleos. Consumir a semente inteira também não é o ideal porque, devido à sua casca dura, os seus nutrientes não serão absorvidos pelo nosso corpo.
Quanto à papaia, esta faz maravilhas para quem tem prisão de ventre. Este fruto contém uma enzima chamada papaína que ajuda na digestão de proteínas, ela auxilia nas reações enzimáticas no estômago e intestino. Mas não desperdicem as cascas nem as sementes. As cascas podem ser utilizadas para amaciar carnes se colocadas com a polpa em contacto com a mesma. As sementes também são ricas em óleos e têm diversas propriedades, podendo ser consumidas diretamente ou secas junto com a comida (como a pimenta preta).
Vamos contrariar a inércia e começar a mexer o corpo. Seja corridas, caminhadas, bicicletas ou um simples passeio no parque. Aproveitem estes primeiros dias de sol quente do ano! Afinal, o verão chega num instante ;).
Experimente também os Waffles light !!
Dani
[…] estes são especiais, tal como as panquecas de aveia, estes waffles também não levam farinha e são muito mais leves e saudáveis que os normais. Para […]