Tigelada

0
Tigelada tradicional portuguesa
Tigelada tradicional portuguesa

Bom dia!!

Hoje trago a receita doce preferida do meu namorado: Tigelada! Cheguei a uma receita perfeita e quero partilhar aqui com vocês 🥰.

A tigelada é um doce tipicamente português que remonta a receitas medievais. A meu ver a textura se assemelha bastante a de um pudim, mas ligeiramente mais leve. A mais famosa é a tigelada de Abrantes, caracterizada pela sua forma redonda e achatada, tradicionalmente feita em forno de lenha e em tigelas de barro não vidrado.

A receita que trago aqui hoje é adaptada a vida corrida da cidade, feita em forno eléctrico e numa travessa de cerâmica normal. Assim podemos matar a saudade dos doces caseiros do interior sem sair de casa 🤩.

Tigelada

Ingredientes

  • 10 ovos
  • 1 c/sopa de farinha
  • 250g açúcar
  • 500 mL de leite
  • Casca de limão
  • pau de canela

Preparo

A primeira coisa a fazer é aquecer o forno a 250ºC com a travessa dentro. É importante a travessa já estar na temperatura certa quando for adicionada a mistura preparada.

Enquanto o forno e a travessa aquecem, numa panela juntar o leite, o açúcar, a casca de limão e um pau de canela e levar ao lume até levantar fervura. Desligar e deixar arrefecer.

Bater os ovos com a farinha peneirada e aos poucos ir acrescentando o leite (devagar se o leite ainda estiver quente). Antes de colocar a mistura na travessa retirar a espuma formada pelos ovos com uma escumadeira.

Ponto crítico: colocar a mistura na travessa o mais rápido possível para não perder o calor, tanto do forno como da travessa. O ideal é colocar a mistura com a ajuda de um jarro sem tirar a travessa do forno, mas como o risco de haver um desastre é alto melhor mesmo é retirar a travessa e colocar a mistura rapidamente.

Deixar assar por 10 minutos. A massa vai começar a inchar e a torrar em certas partes, mas isso é o que dá o aspecto queimado característico da tigelada 😋 por isso não se assustem.

Tigelada tradicional portuguesa
Tigelada tradicional portuguesa
Tigelada tradicional portuguesa
Tigelada tradicional portuguesa

Podem servir a tigelada morna, mas nós gostamos de deixar na geladeira durante a noite e comer no dia seguinte, quando está bem fresca.

Espero que gostem !!

Tigelada tradicional portuguesa
Tigelada tradicional portuguesa

Vejam mais receitas doces AQUI! Confiram também a o site dos Produtos Tradicionais Portugueses da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Dani ❤️

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here