Bom dia!!
Hoje trago a receita doce preferida do meu namorado: Tigelada! Cheguei a uma receita perfeita e quero partilhar aqui com vocês ?.
A tigelada é um doce tipicamente português que remonta a receitas medievais. A meu ver a textura se assemelha bastante a de um pudim, mas ligeiramente mais leve. A mais famosa é a tigelada de Abrantes, caracterizada pela sua forma redonda e achatada, tradicionalmente feita em forno de lenha e em tigelas de barro não vidrado.
A receita que trago aqui hoje é adaptada a vida corrida da cidade, feita em forno eléctrico e numa travessa de cerâmica normal. Assim podemos matar a saudade dos doces caseiros do interior sem sair de casa ?.
Tigelada
Ingredientes
- 10 ovos
- 1 c/sopa de farinha
- 250g açúcar
- 500 mL de leite
- Casca de limão
- pau de canela
Preparo
A primeira coisa a fazer é aquecer o forno a 250ºC com a travessa dentro. É importante a travessa já estar na temperatura certa quando for adicionada a mistura preparada.
Enquanto o forno e a travessa aquecem, numa panela juntar o leite, o açúcar, a casca de limão e um pau de canela e levar ao lume até levantar fervura. Desligar e deixar arrefecer.
Bater os ovos com a farinha peneirada e aos poucos ir acrescentando o leite (devagar se o leite ainda estiver quente). Antes de colocar a mistura na travessa retirar a espuma formada pelos ovos com uma escumadeira.
Ponto crítico: colocar a mistura na travessa o mais rápido possível para não perder o calor, tanto do forno como da travessa. O ideal é colocar a mistura com a ajuda de um jarro sem tirar a travessa do forno, mas como o risco de haver um desastre é alto melhor mesmo é retirar a travessa e colocar a mistura rapidamente.
Deixar assar por 10 minutos. A massa vai começar a inchar e a torrar em certas partes, mas isso é o que dá o aspecto queimado característico da tigelada ? por isso não se assustem.
Podem servir a tigelada morna, mas nós gostamos de deixar na geladeira durante a noite e comer no dia seguinte, quando está bem fresca.
Espero que gostem !!
Vejam mais receitas doces AQUI! Confiram também a o site dos Produtos Tradicionais Portugueses da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Dani ❤️
Sou da Beira Baixa,zona da Tigelada.Há muitas receitas,mas é sempre feita num caçoilo de barro vidrado e nunca se corta com a faca.