Bom dia!
No Sábado fui a um jantar na casa de uns amigos, e gosto sempre de levar qualquer coisinha, isto é, a sobremesa :P . Falando com a minha mãe ela me sugeriu que fizesse este bolo clássico alemão chamado Bolo Picada de Abelha (Bienenstich).
Originalmente o bolo leva uma cobertura de mel, manteiga e amêndoas laminadas e o recheio é de creme de pasteleiro, mas este que vou vos mostrar é bem mais simples e prático, como eu gosto. Receita original aqui!
Eu nasci na Alemanha e vivi lá os primeiros 4 anos da minha vida. Os bolos, tartes, bolachas e pratos alemães têm grande significado para mim, eles trazem um sentimento de conforto e nostalgia das poucas memórias que tenho dessa época. Além de, para mim, a maior parte deles me lembrar do Natal.
As amêndoas juntamente com o açúcar deixam este bolo muito crocante, que contrasta com o aveludado do creme e torna a combinação irresistível!
Bolo Picada de Abelha
Ingredientes:
Bolo
- 3 ovos
- 125 g de açúcar
- 4 c/sopa de água
- 125 g farinha de trigo
- 1 c/sobremesa (cheia) de fermento químico
- Amêndoas q.b
Recheio
- 1 pacote pudim de baunilha
- 2 c/sopa de açúcar
- 1 c/sopa de Maizena
- 1/2 L de leite
- 1 pacote de natas para culinária (200 mL)
Preparo:
Então vamos a isto, primeiro para fazer o bolo, bater as claras em neve e separar. Bater as gemas com o açúcar e a água até formar um creme claro. Ao creme adicionar as claras e a farinha peneirada juntamente com o fermento e misturar com cuidado, sem bater.
Utilize uma forma de 24 cm de diâmetro (ou 26 cm se preferir um bolo mais baixo), untada e com o fundo forrado com papel vegetal e adicione a massa. Polvilhe com amêndoas e açúcar e leve ao forno a 180ºC durante cerca de 25-30 minutos.
Eu utilizei amêndoas trituradas porque era o que tinha em casa, mas utilizem as laminadas, o bolo fica mais bonito no final ;) .
Para o creme juntar o pudim, o açúcar, a Maizena e o leite e levar ao fogo até engrossar, e quando levantar fervura deixe por mais 1 minuto mexendo sempre. Desligue o fogo e passe o creme para uma vasilha de vidro e cubra com uma pelicula aderente. Atenção: encoste a película aderente ao creme para que não forme aquela camada mais grossa à superfície. Deixe arrefecer e quando estiver à temperatura ambiente adicione as natas e bata bem.
Agora é só montar, corte o bolo no meio e recheie, coloque o creme também nas laterais para finalizar.
Dicas: o bolo fica melhor se deixado na geladeira de um dia para o outro.
Auf Wiedersehen
Dani